Programa NÓS! Não estamos sós



Juntar pessoas para superar dificuldades

O programa “NÓS! Não estamos sós” é uma ação conjunta entre o IPDEC Caminhar, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) com parceria do Raul Hacker Club (RAULHC) e tem como objetivo oferecer apoio pedagógico para que crianças de famílias socialmente vulneráveis tenham condições de continuar a estudar e a aprender em casa, durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia do Coronavírus. 

O NÓS! consiste em conectar estudantes de licenciatura (em semestres finais de sua formação) ou profissionais da educação e crianças em processo de escolarização por meio de telefone celular de seus familiares, a partir de chamadas de vídeo, em tempo real, visando auxiliar na continuidade do aprendizado das crianças. Com essa proposta podemos contribuir para:

  • promover acompanhamento individualizado das crianças com foco em aprendizagens diversas;
  • auxiliar na superação de dificuldades de compreensão de conteúdos curriculares ou extra-curriculares;
  • reduzir o impacto causado pelo distanciamento da cultura escolar quando de seu retorno;
  • orientar as crianças para sua auto organização e autonomia para o estudo;
  • ajudar familiares na tarefa de auxiliar as crianças no processo de aprendizagem.

As atividades exercidas no âmbito do Programa Nós, não estamos sós! são feitas solidariamente e não geram vínculo empregatício. 

O apoio ludopedagógico é gratuito.

Sabe aquele smartphone e celular que está esquecido na gaveta? Que tal doar para conseguirmos conectar crianças com Educadores Solidários!

(71) 98783-6998

QUEM PODE SE CADASTRAR?

Educadoras(es) Solidárias(os)

Estudantes de Licenciatura e profissionais de educação – aqui chamados de Educadoras(es) Solidários –  irão se cadastrar através de formulário online (ver Cadastro de Educadoras(es), em FORMULÁRIOS) por meio do qual fornecerão informações como: curso que frequentam, instituição, habilidades pedagógicas com tecnologias. Informarão nome e contato de dois professores de sua instituição que possam dar referências sobre a desenvoltura pedagógica do(s) licenciando(s) ou do(s) profissional(is). Informarão, também, um número de celular através do qual poderão orientar a(s) criança(s), em tempo real, através de chamada de vídeo. Para tanto, indicarão qual(is)  aplicativo(s) disponível(is) no aparelho e se comprometerão em assegurar, pelo menos, 30 minutos, três vezes por semana.

Crianças e suas famílias

Famílias que tenham interesse no apoio pedagógico para suas crianças irão se cadastrar através de formulário online (ver Cadastro da Família, em FORMULÁRIOS) , por meio do qual fornecerão informações como: idade da criança, segmento escolar que frequenta, área de conhecimento que precisa de acompanhamento. Informarão também um número de celular para que a(s) criança(s) possa(m) receber orientação em tempo real, através de chamada de vídeo. Para tanto, irão indicar qual(is) o(s) aplicativo(s) disponível(is) no aparelho e se comprometerão em assegurar, pelo menos, 30 minutos, duas vezes por semana, para que a(s) criança(s) possa(m) receber acompanhamento de um estudante de licenciatura ou um profissional da educação indicado para isso.

A coordenação do NÓS! fará a análise dos cadastros e organizará o primeiro contato entre a/o(s) Educadora(es) e as famílias. A coordenação fornecerá planos de atividades iniciais e acompanhará o andamento das atividades.

Pelo fato de ainda não possuir nenhum aporte financeiro, as atividades serão realizadas de forma voluntária, mediante assinatura de termos de compromisso.  A conclusão de cada etapa será certificada como atividade de extensão pela Universidade Federal da Bahia.


Veja como foi a fase Piloto do Programa Nós