A instituição foi criada a partir da história de vida do baiano José dos Santos que, assim como muitos, saiu de Estado natal em busca de uma vida melhor a si e seus familiares e, após anos e anos de muito trabalho e luta, ele conseguiu realizar o que pretendia.
Contudo, quando completava pouco mais que 70 anos de vida, Sr. José foi vítima de um golpe que lhe custou a vida. Ele foi levado a assinar um documento que o fez perder tudo pelo que lutou. Esse golpe criminoso foi aplicado por pessoas na quais ele confiava, mas elas se aproveitaram do fato de que o Sr. José não sabia ler e nem escrever. E isso trouxe consequências negativas para toda a sua família, não apenas pelas perdas materiais, mas principalmente, pela morte de Sr. José diante da decepção que viveu.
Infelizmente, existem muitos homens e mulheres como o Sr. José. Mesmo sendo pessoas vividas e perspicazes, a falta de conhecimento sobre a leitura as deixa vulnerável diante da perversidade de gente mal intencionada.
Diante disso, uma neta decidiu trabalhar para evitar que outros Josés ou Marias sofressem pelo mesmo motivo, assim, ela fundou, em 2016, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Espaço Caminhar.
O IPDEC Caminhar nasceu para combater injustiças que infelizmente se repetem com pessoas na mesma situação do Sr. José. A educação é direito de todas as pessoas, independentemente da idade. E, em um país com tanta desigualdade como é o Brasil, lutar pela educação de todos é lutar também pela equidade no acesso a outros direitos fundamentais, e é isso com fazemos!
O IPDEC Espaço Caminhar, agora sediado na cidade de Salvador/Bahia, tem inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o Projeto Amigos da Infância (PAI) tem inscrição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), participando assiduamente das assembleias, também eventos e capacitações na área psicossocial.