Chamado para Educadoras/es Solidárias/os

CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA NÓS, NÃO ESTAMOS SÓS: ACOMPANHAMENTO LUDOPEDAGÓGICO ON LINE

O IPDEC CAMINHAR e a Biblioteca Comunitária Miro Cairo, com apoio da  Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (PROGRAD/UFBA) e o Raul Hacker Club, convidam estudantes do curso de Pedagogia a trabalhar como Educadores Solidários Aprendizes, oferecendo acompanhamento ludopedagógico supervisionado a crianças do Ensino Fundamental 1, no âmbito do Programa Nós, Não estamos sós! 

O que é o Programa Nós, não estamos sós! ?

O programa Nós, não estamos sós! conecta solidariamente estudantes universitários/as sob supervisão de profissionais da educação, a crianças de famílias socialmente vulneráveis, para juntos, desenvolverem práticas ludopedagógicas on-line, através de chamadas de vídeo, em tempo real. 

O que faz a/o Educador/a Solidário/a Aprendiz?

Trata-se de atividade supervisionada de acompanhamento on-line a crianças do Ensino Fundamental 1, que são participantes de projetos educativos promovidos pelo IPDEC CAMINHAR e pela Biblioteca Miro Cairo. A ação de Educador Solidário Aprendiz é supervisionado e consiste em 1) planejar e promover atividades ludopedagógicas com até duas crianças na faixa etária de 6 a 14 anos de idade, em dois encontros semanais de 30 a 40 minutos, 2) elaborar relatório de atividades, 3) participar de processo formativo e de encontros de orientação. Todas as atividades são realizadas de forma remota, por meio de plataforma digital. 

A participação no Programa Nós, não estamos sós! pode ser creditada como extensão ou estágio?

    O Nós, não estamos sós! é um programa de extensão universitária que segue os princípios pedagógicos e formais da Lei de Estágio (Nº 11.788 de 2008), portanto, poderá ser equiparada ao Estágio Curricular Supervisionado, quando previsto no projeto do curso ou em instrumento legal equivalente. 

Durante o período pandêmico, estudantes dos cursos de Pedagogia da UFBA – presencial e EAD – poderão solicitar aos respectivos colegiados o aproveitamento da atividade como estágio Curricular Supervisionado Obrigatório ou a contagem da carga horária como atividade de extensão, sem que haja duplicidade ou sobreposição entre elas. No ato de inscrição, a/o estudante indicará de que forma pretende creditar sua participação. 

Como será a certificação e a creditação da atividade no histórico acadêmico?

As/Os Educadoras/es Solidárias/os Aprendizes receberão certificado de participação em Programa de Extensão com registro de carga horária e frequência.

A creditação como estágio ou extensão depende das regras estabelecidas pelos colegiados de curso. 

A Coordenação do Programa Nós, Não estamos Sós! encaminhará listagem com nome dos participantes que concluírem as atividades para os respectivos colegiados.

As atividades exercidas no âmbito do Programa Nós, não estamos sós! são feitas solidariamente e não geram vínculo empregatício. 

Quantas vagas estão previstas?

30 vagas para estudantes do curso de Pedagogia EAD e/ou Presencial. A quantidade de vagas pode sofrer alterações para mais ou para menos, a depender da demanda das famílias das crianças participantes. 

Como me  inscrever para ser Educador/a Solidário/a Aprendiz?

A inscrição ocorrerá exclusivamente por meio da internet, no período de 26 de fevereiro a 08 de março, por meio de um formulário disponível no site do IPDEC Caminhar. O candidato poderá confirmar sua inscrição na lista de nomes homologados a ser publicada no dia 09 de março de 2021, no site do IPDEC Caminhar. 

Quais as datas previstas?

Etapa Prazo 
Inscrições on line22/fev a 11/março
Homologação das inscrições09 de março
Análise documental02 a 11 de março
Publicação da lista de participantes selecionados12 de março
Primeiro encontro de Orientação com Supervisores/asa partir de 16 de Março
Encerramento das Atividades31 de Maio

Quais os requisitos para participar?

Para se inscrever como Educador/a Solidária/o Aprendiz, a/o candidata/o deverá atender aos seguintes requisitos:

  1. Estar regularmente matriculado em curso de Licenciatura em Pedagogia; 
  2. Possuir aparelho digital (smartphone, computador, tablet) com conexão à internet;
  3. Estar aberto a desenvolver práticas  colaborativas e compartilhadas on line e experimentação da ludicidade como ambiência de ensino e aprendizagem por meio de ferramentas digitais.
  4. Ter disponibilidade mínima de 5 horas por semana para se dedicar às atividade do Programa, por 12 semanas;
  5. Optar por um tipo de creditação: estágio ou extensão.

Como será a seleção dos participantes?

    Uma vez que o número de vagas para Educadoras/es Solidárias/os Aprendizes depende da demanda das famílias, a seleção de participantes se dará com base nos seguintes aspectos:

  1. Análise da carta de intenções conforme barema em anexo
  2. Avaliação da disponibilidade de dias e horários informados no formulário de inscrição

ANEXO

Barema de de avaliação da carta de intenções

ItemAspectos avaliados Valor do item
01Breve apresentação da trajetória acadêmica/profissional, a partir da graduação2,0
02Interesses e expectativas em relação à atividade de Educador/a Solidária/o Aprendiz: o que espera aprender 2,0
03Colaboração e troca de conhecimento: como pode contribuir com Programa1,0
04Capacidade de produção textual: observação à gramática, clareza, coesão nas exposições das ideias e habilidade argumentativa.2,0
05Disponibilidade de dias e horário3,0
Total10,0

Formulário de cadastro disponivel em https://forms.gle/LEKbCFFvdyRLD5i76